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 Limpeza de bicos injetores: prevenção ou golpe?

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Dedé
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MensagemAssunto: Limpeza de bicos injetores: prevenção ou golpe?   Limpeza de bicos injetores: prevenção ou golpe? I_icon_minitimeSeg Jul 18, 2011 6:11 am

conteúdo no site do jornal Tribuna do Norte, de Natal-RN. Foi publicado em outubro de 2007, mas é 100% atual. Sugiro ler na íntegra.


Limpeza de bicos injetores é golpe. Saia dessa

Em todo o Brasil está sendo praticado um verdadeiro assalto ao bolso do consumidor. É que algumas oficinas estão apelando para o “antes que seu carro falhe e lhe deixe na mão, submeta-o a uma limpeza dos bicos injetores”. Outras incluem o “serviço” na conta do cliente, que levou o carro para uma checagem geral, sem ao menos consultá-lo. Tenha cuidado, pois a limpeza das válvulas injetoras somente é necessária em alguns casos específicos. Saiba quais são esses casos, como funciona esse componente e a opinião de algumas montadoras de automóveis e fabricantes de “bicos”.

O que é bico injetor - É um componente do sistema de alimentação do motor. A válvula injetora, que é chamada popularmente de “bico”, tem a função de pulverizar o combustível no coletor de admissão ou diretamente na câmara de combustão. Nos motores à gasolina, os “bicos” funcionam por meio de eletroímãs, comandados por uma central eletrônica. São componentes de extrema precisão, pois dosam o combustível de acordo com a necessidade do motor, desde a marcha lenta até os regimes de potência máxima.

Magneti Marelli - Segundo Eduardo A. Campos, gerente comercial da empresa fabricante de válvulas injetoras, não há necessidade de limpeza preventiva dos “bicos”. “Somente recomendamos que, nas revisões programadas pelo fabricante do carro, seja verificados os parâmetros de funcionamento dos injetores. Se não houver nenhum inconveniente, não é necessária a limpeza”, esclarece.

Bosch - A Bosch, fabricante de válvulas, faz distinção entre “bicos novos” (produzidos a partir de 1996) e “antigos” fabricados antes de 1995). Os “antigos” são suscetíveis à formação de depósitos e, na ocasião, o bombustível brasileiro, de má qualidade, potencializava o problema. Os “novos” não têm necessidade de espécie alguma de limpeza.

Fiat - A limpeza não é um item da manutenção preventiva programada. “Ela é recomendada somente quando há problema de funcionamento irregular do motor”, esclarece Carlos Henrique, engenheiro da Fiat Automóveis.

Volkswagen - Segundo Paulo Sanches, gerente de assistência técnica daquela montadora, a VW não recomenda a limpeza, como manutenção preventiva. Somente se o carro apresentar alguma anomalia e, mesmo assim, depois de uma verificação completa no sistema de injeção.

General Motors - A GM do Brasil não recomenda a limpeza dos “bicos injetores” e esse procedimento não consta no plano de manutenção preventiva dos veículos Chevrolet.

Ford - Também não recomenda a limpeza dos “bicos” em quilometragem alguma, sob a alegação de que os mesmos são autolimpantes. É a única montadora que explica isso no Manual do Proprietário do carro.

Quando fazer - Algumas montadoras e os dois fabricantes de válvulas injetoras citaram alguns casos nos quais a limpeza dos “bicos” poder ser recomendada, mesmo assim depois de um diagnóstico mais completo. Um deles é o abastecimento prolongado com combustível adulterado, cujos sintomas são: funcionamento irregualar do motor, consumo elevado, perda de potência ou dificuldade de partida a frio. Outro problema corriqueiro é o entupimento do “bico”, devido ao acúmulo de partículas no seu filtro ou bloqueio (aberto ou fechado), provocado pela entrada de corpos estranhos em seu interior.

Tipos de limpeza - Os “bicos” podem ser limpos de duas formas, a saber: com o sistema montado ou desmontado. A limpeza, no primeiro caso, é feita por meio de um líquido, que é injetado na galeria, com o motor em funcionamento. No segundo, é feita com os “bicos” desmontados. Nesse caso, o engenheiro Eduardo Campos, da Magneti Marelli, recomenda que, além das válvulas, também sejam limpos os componentes periféricos que tenham contato com as mesmas (galeria de combustível, também chamada de flauta ou fuel rail; coletor de ar; cabeçote do motor, no caso do “bico” estar montado fora do coletor de ar; e regulador de pressão). Segundo os engenheiros da Bosch, o método que apresenta melhores resultados é o de limpeza por ultra-som.

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Duke
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MensagemAssunto: Re: Limpeza de bicos injetores: prevenção ou golpe?   Limpeza de bicos injetores: prevenção ou golpe? I_icon_minitimeDom Jul 24, 2011 10:21 am

Eu ainda fico com a prevenção, como citado, o combustivél que usamos não é tão bom assim e as tais particulas não só afetam os bicos como afeta bomba, filtro, corpo borboleta, no final é bom fazer até mesmo pra podeer diagnosticar outro possivel problema como sensores e sondas ou seja, no final é melhor previnir do que achar que pode ser disperdicio de dinheiro
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MensagemAssunto: Re: Limpeza de bicos injetores: prevenção ou golpe?   Limpeza de bicos injetores: prevenção ou golpe? I_icon_minitimeTer Ago 02, 2011 10:30 am

Sei lá...

Se o fabricante não recomenda, acho q não tem que fazer né?! Ou não?

Nunca fiz isso nos meus carros.
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MensagemAssunto: Re: Limpeza de bicos injetores: prevenção ou golpe?   Limpeza de bicos injetores: prevenção ou golpe? I_icon_minitimeTer Ago 02, 2011 2:36 pm

Eu acho que é uma prevenção.
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Julio
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MensagemAssunto: Re: Limpeza de bicos injetores: prevenção ou golpe?   Limpeza de bicos injetores: prevenção ou golpe? I_icon_minitimeTer Ago 02, 2011 10:03 pm

Colocando desta forma, parece que o procedimento não tem serventia nenhuma a não ser ludibriar o cliente. Não concordo!

Tive um carro, que ficou parado 7 meses na garagem qdo eu trabalhei fora.... era um GM monopono. Qdo voltei, mandei o carro pra uma bora revisão, pois ficou parado mesmo, no cavalete! Trocamos os fluídos, filtros, bateria... e o carro não funcionava. Depois de algumas tentativas, funcionou uma vez apenas, falhando demais...

Desmontamos o corpo e tiramos o bico injetor, que estava travado devido ao depósito de impurezas da nossa maravilhosa gasolina..... Após a limpeza, o carro funcionou como zero que sempre foi!

Vc nao precisa limpar bicos a cada 10, 30, ou até 100.000 km! Realmente não vejo essa necessidade desta forma, acho que vai do uso que cada um dá ao seu veículo. E existem mesmo muitas oficinas safadas que te empurram o procedimento sem a menor necessidade! Agora, dizer que não se faz necessário uma limpeza de bicos.... nunca?? Ai eh demais.

Limpo bicos preventivamente, uma vez ao ano, e faço troca de filtro de combustível de 3 em 3 meses, justamente pq o meu carro atual roda muito pouco (Em um ano não rodei 2.500km) e nosso combustível é pior que solvente puro, gera borra e depósito de sedimentos prejudiciais ao bom funcionamento do motor! Desta forma monitoro as condições de funcionamento do meu motor e dos bicos (Vazão igual nos 4) e com certeza evito dores de cabeça futuras!
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MensagemAssunto: Re: Limpeza de bicos injetores: prevenção ou golpe?   Limpeza de bicos injetores: prevenção ou golpe? I_icon_minitimeQua Ago 03, 2011 7:04 pm

Julio escreveu:
Colocando desta forma, parece que o procedimento não tem serventia nenhuma a não ser ludibriar o cliente. Não concordo!

Tive um carro, que ficou parado 7 meses na garagem qdo eu trabalhei fora.... era um GM monopono. Qdo voltei, mandei o carro pra uma bora revisão, pois ficou parado mesmo, no cavalete! Trocamos os fluídos, filtros, bateria... e o carro não funcionava. Depois de algumas tentativas, funcionou uma vez apenas, falhando demais...

Desmontamos o corpo e tiramos o bico injetor, que estava travado devido ao depósito de impurezas da nossa maravilhosa gasolina..... Após a limpeza, o carro funcionou como zero que sempre foi!

Vc nao precisa limpar bicos a cada 10, 30, ou até 100.000 km! Realmente não vejo essa necessidade desta forma, acho que vai do uso que cada um dá ao seu veículo. E existem mesmo muitas oficinas safadas que te empurram o procedimento sem a menor necessidade! Agora, dizer que não se faz necessário uma limpeza de bicos.... nunca?? Ai eh demais.

Limpo bicos preventivamente, uma vez ao ano, e faço troca de filtro de combustível de 3 em 3 meses, justamente pq o meu carro atual roda muito pouco (Em um ano não rodei 2.500km) e nosso combustível é pior que solvente puro, gera borra e depósito de sedimentos prejudiciais ao bom funcionamento do motor! Desta forma monitoro as condições de funcionamento do meu motor e dos bicos (Vazão igual nos 4) e com certeza evito dores de cabeça futuras!

Sem contar que na preparação faz uma diferença danada e ainda evita quebras, mas...
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MensagemAssunto: Re: Limpeza de bicos injetores: prevenção ou golpe?   Limpeza de bicos injetores: prevenção ou golpe? I_icon_minitime

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