Fórum Zona 22
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum Zona 22

Fórum para Região dos Lagos
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Um belo e incrível relato da experiência do Thiago Izequiel, piloto da Tiger Motorsports sobre o Veloce Experience!

Ir para baixo 
AutorMensagem
Duke
Motor 6.5 V12
Motor 6.5 V12
Duke


Mensagens : 225
Pontos : 339
Reputação : 0
Data de inscrição : 12/05/2011
Localização : Zona 22 Região dos Lagos

Um belo e incrível relato da experiência do Thiago Izequiel, piloto da Tiger Motorsports sobre o Veloce Experience! Empty
MensagemAssunto: Um belo e incrível relato da experiência do Thiago Izequiel, piloto da Tiger Motorsports sobre o Veloce Experience!   Um belo e incrível relato da experiência do Thiago Izequiel, piloto da Tiger Motorsports sobre o Veloce Experience! I_icon_minitimeTer Ago 02, 2011 9:54 am

agosto 1, 2011 Posted by Jefferson Greff in ColunasRelato: Veloce Experience no Velopark
No dia 26 de julho , terça-feira, eu embarquei em um vôo para Porto Alegre com destino ao lugar mais badalado atualmente do automobilismo brasileiro: Velopark. O motivo era um dos melhores possíveis: Eu teria a oportunidade de participar do Veloce Experience uma experiência única, que tem como astro um protótipo de corrida, o qual origina o nome deste curso, o Veloce.

Protótipos Veloce no parque fechado do Kartódromo do Velopark.
Com 110 cavalos, motor Fiat 1.4, pesando 600kg, chassis Moro, pneus slick, tração traseira, freios à disco nas 4 rodas, câmbio de 5 marchas em H, suspensão independente, e com duas polegadas de altura do solo para o assoalho do carro, o Veloce é um carro de corrida nato. Nasceu como um carro de corrida e tem como único propósito de existência acelerar e dar seu máximo em uma pista de corridas. Mais do que isso, o Veloce representa algo que não temos no automobilismo em geral, que se chama acessibilidade. Qualquer pessoa com mais de 16 anos, com habilidade comprovada na condução, ou portadores da habilitação de motorista comum, pode sentar no cockpit do Veloce e realizar o sonho de uma vida.

Sonhos. As pessoas são movidas por sonhos. Objetivos que a maioria delas traça como impossíveis, irrealizáveis. Errados, todos. Eu mesmo já estive errado quanto a isto. A maioria desiste, e traça outros planos, aceitáveis. Os sonhos, as paixões... estas, na maioria das vezes, ficam para trás. A razão é quase sempre a mesma, para qualquer coisa: Dinheiro. Pois bem, eu tenho um poder financeiro comum, não tenho nada. Sou um sonhador, dirijo uma Fiat Uno ano 99, nunca saí do país, e tento ser piloto em competições de Kart indoor, disputando com amigos que fiz através das corridas no campeonato amador BondKart, do Rio de Janeiro. Decidi que levaria meu sonho de infância à sério em 2010, não faz nem 2 anos. E eu tenho 25 anos de idade, contas para pagar, e uma juventude considerada idosa perante os praticantes do esporte. Sou novo, mas ao mesmo tempo me consideram velho para fazer carreira no automobilismo. Finjo não ouvir.

Thiago Izequiel e o grande Jorge Fleck, experiência e simpatia em pessoa.
Eu comecei a correr de Kart pesando 95kg. Para um cara com 1,70m, isso é muito acima do permitido. Com determinação, perdi 14kg e hoje estou pesando 81kg. Correndo em pistas que ficam dentro de garagens de shopping, tive minha primeira experiência em um Kartódromo profissional há um ano, em Volta Redonda. A inexperiência era denunciada pelos meus erros, comuns para quem não está habituado a fazer essa atividade. Hoje, com os treinos, com o passar do tempo, fui pegando mão da coisa. Procurei, pesquisei, li, pratiquei, acreditei. Ainda estou muito longe do que quero. Mas estou no caminho. Fiz um curso de direção defensiva com a pioneiríssima mulher do automobilismo brasileiro, Suzane Carvalho, participei de vinte ou trinta corridas de Kart indoor, e faço uso do simulador iRacing de forma constante, participando de corridas, treinos, campeonatos, e tenho uma equipe virtual, a Tiger Motorsports. Minha história com o Velopark começou assim, através da simulação do automobilismo, através do iRacing e da Tiger. E não pense que sou um veterano nisso. Simuladores para mim também são novidades, e eram ainda mais no começo do ano, quando a Tiger Motorsports fazia sua estréia comigo e Rodrigo Zotto, recebendo o patrocínio que havia conseguido do Velopark e da Spa Turbo.

Capacete sobre o capô do Veloce.
A razão de eu ter escrito tanto sobre mim, é apenas para que você, seja quem for, entenda que sou um cara sem privilégios, sem muita ajuda. Minha família não tem gente importante no meio, nem gostam de corridas. Minha profissão de webdesigner, também nada tinha a ver. E tudo que consegui foi por ter desejado fortemente tudo isso e me jogado de cabeça nesse sonho. Nada veio de graça. E eu sei exatamente como é ser desacreditado, como é sofrer com deboches, como é perder corridas, ter problemas financeiros... as pessoas de fora deste mundo das corridas tendem a crer, pelo nosso ídolo Ayrton Senna ter vencido tantas vezes, e termos tido também as grandes vitórias de Fittipaldi, Piquet, e outros brasileiros, que vencer é fácil. Nunca é fácil. E não é nada fácil também conseguir chegar perto de um carro de corrida, imaginem então, guiar um.

Pois o Velopark mudou isso. O Veloce mudou isso. Qualquer um pode hoje, dentro de suas condições, pilotar um carro de corrida. Basta se inscrever no Veloce Experience e participar do curso, tendo como instrutor um grande piloto, Jorge Fleck. O piloto não precisa nem ter indumentária. Não precisa ter experiência. Não precisa sequer ser portador de carteirinhas de piloto da CBA. É só agendar para ter a melhor experiência da sua vida!

Pronto para as 10 voltas finais dentro do Veloce.
Não tenho palavras para descrever o quão fantástico é estar dentro daquele protótipo. E não pense que é confortável. Carro de corrida não foi feito para dar conforto. Os pedais são duros, a direção é pesada, o piloto sente calor, o som do motor é alto e tudo faz barulho, a força G é forte e te empurra de um lado pro outro, pra frente e pra trás, o cinto aperta horrores. Mas piloto de corrida sabe que carro confortável só serve para te levar aos lugares na rua. Carro de corrida é feito para ter performance, para ser rápido, para chegar à vitória. E acredite, você vai estar tão concentrado e focado dentro do cockpit que nem vai se importar com tudo isso. Na verdade, você vai é ficar mais apaixonado ainda. A sensação de estar buscando o limite, de estar guiando um protótipo único, de ter a chance de testar suas habilidades, de estar ali sozinho, você, carro e pista... nada se compara. O calor, o cinto apertado, os pedais duros, a direção pesada, o câmbio firme, rígido, o barulho... tudo isso torna a coisa ainda mais especial. Carro de corrida é coisa para apaixonado, para quem se arrepia ouvindo os sons dos motores, pra quem chora vendo seu piloto favorito perder uma corrida quando esta já está ganha.

Thiago e o preparador, conhecido como Alemão. Grande pessoa, com uma carreira extensa no automobilismo.
Por isso, escrevo e peço que pare de pensar que é impossível. Vá em frente, mude seu pensamento. É possível, sim. Você pode guiar um carro de corrida, sim! Ser piloto por um dia, ou fazer disso parte de sua escalada rumo uma carreira dos sonhos... seja qual for a razão de estar lá para guiar o Veloce, basta ter a paixão e o desejo necessário. O curso custa apenas R$ 330,00, com uma aula teórica de 40 minutos e 20 voltas no maior Kartódromo do Brasil. Lá você vai aprender, entender, sentir, e treinar para poder assim, guiar no autódromo Velopark. E quem sabe, competir na Fun Cup do Veloce?

Certamente, por eu ter já contato com o Kart, ter procurado o conhecimento teórico, e treinar sempre no iRacing, consegui refinar minha habilidade o suficiente para lidar melhor com o Veloce. Mas é tudo uma questão de aprendizado. E o Veloce está lá para isso.

Voltando para os boxes depois de filmar com a GoPro as 10 voltas finais.
Espero que, com esse texto, consiga fazer com que mais aspirantes a piloto, apaixonados por automobilismo, e sonhadores, como eu, tenham a sensação de realização que tive lá. Conheça o Velopark e entenda melhor o que é guiar um carro de corrida. É inigualável.

FONTE: http://www.ligaivr.com.br/2011/08/relato-veloce-experience-no-velopark/#comments
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.autodynamics.com.br
 
Um belo e incrível relato da experiência do Thiago Izequiel, piloto da Tiger Motorsports sobre o Veloce Experience!
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Zona 22 :: Geral :: Discussão Geral-
Ir para: